Desenho participado de um Novo Programa para a Eficiência Hídrica

Desenho participado de um Novo Programa para a Eficiência Hídrica

O projeto H2Design, a decorrer em 2018 e 2019, tem como objetivo o diálogo aberto e reflexivo para conceber, desenhar, testar e implementar, com a participação ativa de todos (e.g., consumidores, comércio, indústria, ciclo urbano da água, setor da construção), um programa para consolidar uma nova cultura de eficiência hídrica em meio urbano, através da promoção e incentivo à eficiência hídrica nos edifícios.

Perspetiva-se que possa ser definida uma abordagem inovadora que contribua para disseminar e potenciar as melhores soluções, produtos/dispositivos e equipamentos, que incentive a valorização do edificado do ponto de vista hídrico e que desencadeie a reabilitação ou adoção de escolhas e comportamentos mais eficientes pelos consumidores.

A ADENE é uma associação privada, de utilidade pública, que tem como missão promover a eficiência hídrica.

O projeto

O programa de eficiência hídrica em desenvolvimento deverá ser centrado no utilizador final. estando a sua implementação, evolução e crescimento assentes na melhoria e inovação contínua, com vista a encontrar novas oportunidades para promover e consolidar uma nova cultura de eficiência hídrica em Portugal.

Resultados

Para assegurar a qualidade dos resultados e efetiva participação de todos, o projeto em curso inclui diferentes momentos de interação, sessões hands-on de empatia, definição e idealização de soluções, com intervenientes de diversas entidades e com vários perfis profissionais, em ambientes multi-disciplinares e participativos.

Design Sprint

O processo assenta numa abordagem imersiva, que inclui sessões de Futures Thinking, Design-Thinking, Pesquisas & Entrevistas, Consulta a Stakeholders e Análise de Soluções.

Estas sessões têm por objetivo: explorar o futuro da utilização da água em edifícios do meio urbano, promover novas soluções de eficiência hídrica e envolver os stakeholders e utilizadores de água (edifícios residenciais, comércio e serviços).

Close Menu